Fifa The Best, calçada da fama e torcedora ilustre: o 2018 de Marta
Este ano, a alagoana foi eleita a jogadora mais valiosa do Orlando Pride
Um ano para guardar na memória. O 2018 de Marta foi amplo. Entre dificuldades e alegrias, o saldo da rainha foi bem maior. Este ano, a alagoana foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo, deixou a marca dos seus pés na Calçada da Fama e marcou presença na campanha histórica do acesso do CSA à Primeira Divisão. Ela também foi eleita a jogadora mais valiosa do seu time, o Orlando Pride.
O primeiro prêmio de melhor do mundo veio em 2006 – há mais de uma década. O título "Fifa The Best" se repetiu para Marta em 2007, 2008, 2009 e 2010. Em 2018, mais um entrou para galeria. Depois de tantos momentos sublimes, a rainha mantém intacta a sua capacidade de se emocionar a cada nova conquista.
E cada vez que o seu nome é anunciado como vencedora é a mesma alegria genuína. Durante homenagem no Prêmio Brasileirão 2018, ela recebeu o troféu das mãos da mãe e chorou muito no palco. Vale lembrar que, entre homens e mulheres, a camisa 10 é a única a assegurar o título de seis vezes melhor do mundo. Messi e CR7 têm cinco cada um.
Reconhecimento
Marta agora está eternizada no Maracanã. Depois de ter sido eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo, a rainha deixou a marca dos seus pés na Calçada da Fama – em 2007, ela já havia feito isso, porém, a placa de gesso sumiu. Marta é a única mulher a receber a homenagem.
A mais valiosa
Depois de ter um 2017 de gala, sendo vice-artilheira da NWSL, com 13 gols, e peça decisiva para levar o Orlando Pride aos play-offs, este ano, Marta foi eleita, em seu segundo ano na Liga Nacional, a mais valiosa do clube. A brasileira jogou 17 partidas pelo Pride, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Ela criou 36 chances de gol e teve 34 dribles completados.
Pela seleção brasileira, em abril, a alagoana conquistou a Copa América e, com ela, a classificação para a Copa do Mundo da França e também aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Torcedora ilustre
O ano de 2018 foi especial para o CSA, que subiu para a Série A do Brasileiro. Marta, torcedora fanática do clube, foi um dos personagens de maior destaque na campanha do acesso. A jogadora acompanhou de pertinho cada rodada, nas transmissões pela internet e também no estádio. Com o time, Marta sofreu e sorriu, gritou, e até perdeu a voz, mas não deixou de apoiar o Azulão.
A rainha fez campanha para o CSA nas redes sociais. Na sua conta no Instagram, ela postou vários vídeos, com a camisa e o boné do time, sempre caprichando nas pitadas de humor. Marcou presença no Rei Pelé, e mostrou que é torcedora de verdade. Ela esteve em Caxias do Sul, viajou até o interior do Rio Grande para ver de perto a festa do acesso do Azulão
por globoesporte.com/Maceió
fotos arquivo pessoal