Presidente da federação lamenta falta de representantes de Alagoas na elite da São Silvestre - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Presidente da federação lamenta falta de representantes de Alagoas na elite da São Silvestre

Adriana Teodósio foi a única que tentou se inscrever para competição


Alagoas, terra de Marily dos Santos, dos irmãos Cosme e Damião, sempre teve seus representantes na São Silvestre, corrida de rua mais tradicional e importante da América Latina. Este ano, no entanto, não vai ter ninguém brigando pelo pódio no pelotão de elite no dia 31 de dezembro.

Adriana Teodósio até que chegou perto, tinha todos os requisitos para levar a bandeira de Alagoas na disputa feminina da Elite B, mas foi barrada por causa da idade. Presidente da Federação Alagoana de Atletismo (FAAt), Mahebal Vasconcelos, lamentou a ausência de aletas da casa na São Silvestre.

– É uma pena. Tivemos só a inscrição da Adriana, ela está com tudo em dia com a federação, tem a carteira de corredora. Enviamos todos os documentos dela para a Confederação Brasileira, mas não conseguimos, a idade dela estava acima do permitido. E se você não tiver os índices estabelecidos pela CBAt não corre. Eles são rígidos com isso porque é algo sério. Muita gente está morrendo hoje em corrida de rua, muita morte súbita. É preciso ter critério – defendeu.

Mahebal conta que Adriana iria representar bem Alagoas na São Silvestre.

– A Adriana vem vencendo tudo, ela ficou com o primeiro lugar do Norte e Nordeste, venceu nas duas distâncias, e sempre pega pódio das competições que disputa. Seria sim uma boa representante de Alagoas lá. É uma atleta que tem todas as condições – completou.

Segundo o presidente da FAAt, outros corredores alagoanos também teriam chance na competição internacional.

– Temos atletas muito bons aqui em Alagoas. Infelizmente, os que poderiam ir não estão filiados à federação. Muito estão com a carteira vencida. Essa é uma responsabilidade de cada atleta de ir lá na federação para renovar, mas não é o que acontece. O resultado é esse – lamentou.

Marcada para o dia 31 de dezembro, a São Silvestre deve reunir 30 mil corredores, entre profissionais e amadores. O percurso vai ser de 15 km e tem a largada feminina às 8h40 e a masculina às 9h. Essa é a 94ª edição da prova.

por Viviane Leão - globoesporte.com/Maceió
fotos arquivo pessoal