Mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta passa em 1ª votação; governador avalia - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta passa em 1ª votação; governador avalia

Projeto de lei volta à pauta em Alagoas depois de 11 anos. Deputado apresenta emenda para ter os dois nomes no estádio


Um projeto de lei para mudar o nome do Estádio Rei Pelé, principal praça esportiva de Alagoas, foi votado na tarde desta terça na Assembleia Legislativa do estado e prosperou. Em primeira votação, os deputados aprovaram a alteração do nome para Rainha Marta. 

A mudança precisa ainda passar pela votação em segundo turno - sem data marcada - e pela sanção do governador para ser definida. Em 2008, um projeto de lei idêntico foi colocado em votação na assembleia, mas foi vetado por Teotônio Vilela, então governador de Alagoas.

Alternativa

Nesta quarta, o deputado Silvio Camelo (PV) apresentou uma emenda ao projeto de lei para que o estádio tenha dois nomes: Rei Pelé e Rainha Marta. Agora, o projeto volta para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para que seja apreciada a constitucionalidade da emenda.

Defesa

Autor do projeto de lei, o deputado Antonio Albuquerque (PTB) disse na terça que a ideia de mudar o nome surgiu porque Pelé não tem vínculo com Alagoas. Marta, ao contrário, leva o nome do estado para o mundo.

- As grandezas de Marta e Pelé são irrefutáveis e incomparáveis. Ambos têm importância nacional e mundial, mas somente Marta tem a importância local por seus laços e identidade com o estado, com o povo e com o futebol alagoano, o que a credencia ter a aclamação de seu nome, com o seu legítimo título de realeza, para designar o maior palco do futebol no estado de Alagoas - discursou Albuquerque.

Outro lado

O deputado Davi Maia (DEM) votou contra o projeto de lei e justificou.
- Muito mais do que o nome num estádio, a Marta merece uma estátua. Agora, trocar o nome, primeiro é inconstitucional, segundo é uma deselegância ao rei Pelé - declarou Maia.

A deputada Cibele Moura (PSDB) foi na mesma linha de Maia.
- Marta merece várias homenagens, mas não o nome cultural do Estádio Rei Pelé - comentou Cibele.

atualizado por www.programashowdebola.com.br   com globoesporte/al
foto Aílton Cruz