Em Alagoas, curta "Impedimento" vai levar para a tela a relação entre as mulheres e o futebol - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Em Alagoas, curta "Impedimento" vai levar para a tela a relação entre as mulheres e o futebol

 Diretora Renata Baracho conta que teve a ideia do filme nas arquibancadas do Trapichão

A relação entre as mulheres e o futebol virou mote para o cinema em Alagoas. Realizadora audiovisual, Renata Baracho frequenta os estádios desde a infância, viu crescer a participação feminina dentro e fora de campo e pensou em levar para a tela uma história de encantamento pelo esporte.

O curta "Impedimento" começou a ser filmado em fevereiro, durante o Campeonato Alagoano, e acompanha personagens de Alagoas que vivem intensamente o futebol.

Diretora e roteirista, Renata disse que o objetivo do filme é falar sobre o amor pelo esporte, não apenas sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam para acompanhar o futebol.

A ideia, segundo Renata, nasceu há três anos, num lugar especial para quem gosta de futebol em Alagoas.

A diretora viu também nesse período a alagoana Marta reinar tranquila no futebol feminino. Camisa 10 da seleção brasileira, ela abriu caminho para quem veio depois e virou referência.

Renata disse que, aos poucos, as mulheres passaram a frequentar mais os estádios nos dias de jogos dos times alagoanos. Da arquibancada, ela percebeu essa mudança.

Renata falou ainda sobre a escolha de cinco mulheres para protagonizar o filme: uma fotógrafa, uma repórter esportiva, uma árbitra assistente e duas torcedoras. Principal time feminino de Alagoas, o União Desportiva (UDA) também ganhou destaque no curta.

Atualizado por www.programashowdebola.com.br  com globoesporte/al
foto Amanda Môa - arquivo pessoal