Maceió vai receber nesta semana o Mundial Universitário de vôlei de praia e triatlo - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Maceió vai receber nesta semana o Mundial Universitário de vôlei de praia e triatlo

 Competições serão disputadas a partir de terça na Pajuçara

O mês de setembro começa agitado no calendário esportivo alagoano. Entre terça e sábado, dias 06 e 10, Maceió recebe dois Mundiais Universitários, de vôlei de praia e de Triatlo.

A organização das competições será realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), com apoio da Prefeitura de Maceió.

A expectativa é de que cerca de 600 pessoas de 24 países circulem na praia da Pajuçara, local dos eventos. Os dois mundiais terão entrada gratuita e serão abertos para o público e, para quem não puder comparecer, haverá transmissão via streaming, nos canais da CBDU e da FISU.

As duas competições marcam a retomada da realização dos mundiais universitários das categorias e são esperados cerca de 295 atletas ao todo.

Cerimônias de abertura

A solenidade do vôlei de praia está prevista para segunda-feira, às 19h, na arena de competições na Pajuçara (em frente ao Hotel Enseada).

A abertura do Mundial de Trialo será no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 19h, na arena de competições da modalidade, também na Pajuçara.

As competições

O Mundial Universitário de Vôlei de Praia havia como local pré-definido os Estados Unidos, em Lake Placid, mas a FISU preferiu mudar para o Brasil, em 2022. A data marca o aniversário de 10 anos da última vez que Maceió recebeu o Mundial da categoria, em 2012. Ao todo, são esperados 175 atletas, de 24 países diferentes: Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos Eslováquia, Espanha, Finlândia, Hungria, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, República Tcheca, Suíça, Taipei Chinesa.

Enquanto isso, o Mundial Universitário de Triatlo está marcado para o Brasil desde 2020, com as modalidades masculina, feminina e revezamento misto, nas distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. A organização prevê ainda a participação de 120 atletas, de 20 países: Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estônia, Estados Unidos, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nepal, Polônia, Portugal, República Tcheca, República Islâmica do Irã, Suíça e Taipei Chinesa.

Atualizado por www.programashowdebola.com.br com globoesporte/al
foto Ana Patricia