Início no Vasco, Estádio Rainha, fera do handebol... 10 coisas que você precisa saber sobre Marta - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Início no Vasco, Estádio Rainha, fera do handebol... 10 coisas que você precisa saber sobre Marta

Camisa 10 fez mais gols que Pelé com na Seleção. Na infância, após uma enchente, ela fez promessa para dar uma casa à mãe


A alagoana Marta está outra vez no topo do mundo. Neste ano, ela desbancou a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Marozsan e ficou com o troféu de melhor jogadora pela sexta vez. Segunda-feira, também foi indicada à Bola de Ouro da revista France Football. Já está entre as 15 finalistas do prêmio.

A camisa 10 da Seleção também ultrapassou Cristiano Ronaldo e Messi no número de títulos de melhor do mundo (seis x cinco). Um feito. Essa história, aliás, muita gente já sabe, mas tem muita coisa da carreira e da vida de Marta Vieira da Silva que os fãs não conhecem.

Por isso, o Programa Show de Bola foi buscar dez curiosidades sobre a sertaneja de Dois Riachos. Infância, honraria da ONU, gols pela Seleção e até medalha no handebol. Confira abaixo:

1) Casa invadida pela chuva
Marta é uma dos seis filhos da Dona Tereza. A mãe da jogadora se separou do marido e ficou com as crianças. Muitas vezes, eles tiveram que conviver com a falta de alimento em casa. A vida era muito difícil na cidade de Dois Riachos.
Numa determinada ocasião, uma chuva forte alagou a casa da família e a filha, que já carregava o desejo de ser jogadora de futebol, prometeu que um dia daria uma casa com condições dignas para a mãe e os irmãos morarem. Dito e feito.

2) O começo em Dois Riachos
Os primeiros toques de Marta na bola foram dados num campinho de terra batida, embaixo de duas pontes lá mesmo na cidade de Dois Riachos. No local, passava um rio que secou com a ação do tempo e serviu de terreno para o professor Tota conhecer a jogadora.

3) Vasco da Gama, o primeiro clube profissional

Marta começou a jogar no CSA, time amador de Dois Riachos - não confundir com o time de Maceió. Em 2000, com apenas 14 anos, ela recebeu um convite para fazer um teste no Vasco. Deixou a família em busca do objetivo e foi para o Rio de Janeiro. Não parou mais.

4) Primeira Copa aos 17 anos

A alagoana disputou a primeira Copa do Mundo com apenas 17 anos, em 2003. A competição foi realizada nos Estados Unidos, Marta foi capitã da equipe e a Seleção ficou em terceiro lugar. De lá para cá, ela participou de todas as edições do Mundial.

5) Maior artilheira da história das copas
Em quatro Copas disputadas, Marta balançou a rede 15 vezes. Foram três gols em 2003, nos Estados Unidos, sete em 2007, na China, quatro em 2001, na Alemanha, e um em 2015, no Canadá. As vice-artilheiras nos mundiais são a alemã Birgit Prinz e a norte-americana Abby Wambach, com 14 gols.

6) Pratas nas Olimpíadas e ouros no Pan
A alagoana ainda não conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Até agora, Marta bateu na trave duas vezes e ficou com a prata em Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008. No Pan-americano, a rainha do futebol tem o ouro em Santo Domingo, em 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007.

7) Medalha no handebol

Antes de usar os pés, Marta foi atleta de handebol. Ainda garota, na escola, disputava competições no Sertão alagoano. E foi usando as mãos que ela conquistou uma das medalhas que tem mais carinho. Na sala de troféus da rainha, está uma medalhinha que ela mostrou ao GloboEsporte.com com o maior orgulho. Marta não lembra o ano da conquista, mas sabe foi que numa competição disputada em Santana do Ipanema.

8) Estádio Rei Pelé ou Rainha Marta?
Em 2008, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, por 15 votos a 6, a mudança do nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta. A alagoana se mostrou contrária à mudança do nome, e o governador do estado à época, Teotônio Vilela, vetou a aprovação.

9) Mais gols na Seleção que Pelé

Em 2015, na goleada do Brasil sobre Trinidad e Tobago, por 11 a 0, Marta chegou a 98 gols pela seleção brasileira e, assim, superou Pelé. Em jogos-oficiais, o rei do futebol tem 95 gols pela Seleção.

10) Embaixadora da ONU

Em julho deste ano, a ONU nomeou Marta embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte. Assim, ela vai se dedicar a apoiar o trabalho pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres ao redor do mundo. O mesmo papel de Marta é desempenhado pelas atrizes Nicole Kidman, Emma Watson e Anne Hathaway.

No Brasil, além de Marta, são embaixadores da ONU: David Luiz, Kaká, Pelé, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Felipe Massa e Jacqueline Silva.

por Denison Roma/Globoesporte/Maceió
fotos arquivos