Em Maceió, VAR não é acionado no empate entre CSA e Palmeiras - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Em Maceió, VAR não é acionado no empate entre CSA e Palmeiras

Foi a primeira vez que o árbitro de vídeo virou recurso no Estádio Rei Pelé


O VAR estreou no Brasileirão no último sábado, na partida entre São Paulo e Botafogo. Em Alagoas, o recurso foi colocado à disposição no jogo deste domingo entre CSA e Palmeiras, e que terminou no empate por 1 a 1. Foi também a primeira vez que o recurso do árbitro de vídeo foi instalado no Estádio Rei Pelé.

Quem comandou o VAR em Alagoas foi o árbitro de vídeo Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS), com a ajuda dos assistentes Jean Pierre Gonçalves Lima (CBF/RS) e Elicarlos Franco de Oliveira (CBF/BA). No entanto, o juiz da partida, Caio Max Augusto Vieira, não precisou usar o recurso.

Para o Brasileirão desse ano, mais de 20 estádios brasileiros receberam visita de técnicos da CBF para implantação do VAR. O uso do árbitro do vídeo foi aprovado, por unanimidade, em reunião realizada em fevereiro durante o Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro.

No ano passado, os clubes vetaram o uso do árbitro de vídeo na Série A. Na época, o custo ficaria inteiro para as 20 equipes que disputaram a competição. O placar da votação foi 12 a 7 contra o VAR, além de uma abstenção.

Esse ano, a CBF mudou a proposta e ficou responsável por arcar com os custos de tecnologia e infraestrutura, já os clubes vão ficar responsáveis pelas despesas de pessoal dos profissionais que vão operar o VAR. O árbitro de vídeo, que foi a principal novidade da Copa do Mundo da Rússia no ano passado, começou a ser usado no Brasil em 2017.

atualizado por www.programashowdebola.com.br
foto Aírton Cruz