Rigueira disputa IronMan sem uma perna e parte do pulmão: "Dificuldade nunca será o limite" - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Rigueira disputa IronMan sem uma perna e parte do pulmão: "Dificuldade nunca será o limite"

Aos oito anos, baiano enfrentou um câncer agressivo, mas se superou no esporte


slogan do IronMan diz que ''nada é impossível'', e as histórias dos atletas mostram que isso é verdade. Uma das provas de superação vem de Fábio Rigueira, que aos 46 anos completou pela primeira vez o circuito 70.3, de 113km, sem uma perna e apenas com parte do pulmão. Foi a primeira vez do baiano em Maceió para disputar uma competição como a do último domingo. 

Um ano após o fim da quimioterapia, um quadro de metástase (prolongação do câncer) fez com que ele se instalasse no pulmão de Fábio. Ele tinha oito anos. A consequência foi retirar partes do pulmão direito para não comprometer ainda mais o órgão. Todo esse período passou e, até então o atleta, observava de longe o esporte. Os tios eram esportistas, e Fábio morava perto da praia. Tudo ajudou.

Apesar de ser experiente no IronMan, com três provas na carreira, a primeira vez que ele fez o circuito 70.3 (mais reduzido) foi essa, em Maceió. A prova FULL (226km) em 2019 foi feita em 13h56m12s, e o seu resultado em Alagoas (113km) foi de 7h17m41s. Apesar do sucesso, ele sentiu dificuldades e precisou de ajuda na pista.

O esporte ainda é um hobbie, Fábio trabalha diariamente e, por vezes, isso coincide com a sua rotina de treinos. Todo atleta se dedica ao extremo para ter bom desempenho, mas, no caso do Fábio, é necessária uma divisão especial. Horas são alternadas entre trabalho e triatlo.

Fábio tem o grande objetivo de continuar nos circuitos. Agora pretende participar da próxima etapa. Mesmo com as dificuldades, o triatleta irá se organizar para disputar novamente em Jurerê, Santa Catarina, no ano de 2020. Seja o percurso 226km ou 113km, o segredo do triatleta é a confiança. Para ele e para o IronMan ''nada é impossível''.

atualizado por www.programashowdebola.com.br  com globoesporte/al
foto reprodução instagram