ASA volta a disputar a final do Alagoano após ter década dominante - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

ASA volta a disputar a final do Alagoano após ter década dominante

 Time de Arapiraca disputou nove finais entre 2000 e 2012, conquistando seis títulos

Nesta quarta-feira, o ASA disputa o segundo jogo das finais do Campeonato Alagoano contra o CRB. O clube volta a disputar uma finalíssima depois de 10 anos, após ser dominante na primeira década do século 21, quando disputou nove finais e ganhou seis títulos.

O ASA abriu os anos 2000 disputando três finais em quatro anos. Primeiro, foi bicampeão estadual, ganhando do CSA duas vezes, em duas finais em melhor de três jogos.

Na primeira, buscou duas vitórias seguidas após perder o primeiro jogo. Em 2001, mais uma vez ganhou os dois últimos jogos, depois de ficar em um empate no primeiro.

Em 2003, foi campeão em cima do CRB, aplicando uma goleada de 4 a 1 no primeiro jogo e sofrendo uma derrota de 2 a 1 no segundo.

Em 2005, o formato de campeonato foi diferente, o ASA foi campeão alagoano de forma direta. O regulamento previa dois turnos, cada um com uma fase de grupos, classificando os quatro primeiros para as finais.

Os campeões de cada turno se enfrentariam e o vencedor seria o campeão estadual. Para entender melhor, o ge ouviu Paulo Lima, torcedor e historiador do clube.

- Em 2005, no primeiro turno, o ASA terminou em primeiro na fase de grupos e fez a final do quadrangular contra o CRB, sendo campeão com dois empates, já que tinha a vantagem pela melhor classificação. No segundo turno, o campeão foi o Coruripe e disputou a finalíssima com o ASAO regulamento previa que o campeão do primeiro turno teria a vantagem dos empates, aí, depois de dois 0 a 0, em Coruripe e em Arapiraca, o ASA foi campeão do Alagoano.

Depois de dois anos fora da decisão, o time voltou em 2008 para disputar o título estadual, quando sofreu a primeira derrota em finais do século.

A queda foi para o CSA, depois de um empate por 2 a 2 no primeiro jogo e uma derrota por 2 a 1 no segundo. Logo no ano seguinte, em 2009, o ASA se redimiu, sendo mais uma vez campeão de forma direta, ganhando o primeiro turno em cima do Corinthians-AL e o segundo em cima do Coruripe. Encerrando a primeira década, em 2010, mais um vice campeonato, desta vez para o Murici, com derrotas nos dois jogos.

Em 2011 e 2012, mais um título e mais um vice. Primeiro, contra o Coruripe, duas grandes vitórias, uma por 6 a 2 e outra por 4 a 3. No ano seguinte, a última final de Estadual que o ASA disputou: sofreu uma derrota para o CRB, perdendo por 2 a 1 no primeiro jogo e empatando o segundo por 0 a 0.

De olho na finalíssima

Para voltar a ser campeão em 2022, o ASA precisa ganhar por dois gols de diferença, depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1.

Atualizado por www.programashowdebola.com.br  com globoesporte/al
foto arquivo ASA