Técnico do ASA, Piza define primeiro desafio do ASA em 2023: "Entrar na Copa do Nordeste" - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Técnico do ASA, Piza define primeiro desafio do ASA em 2023: "Entrar na Copa do Nordeste"

 Treinador projeta trabalhar com elenco mesclado e que saiba atuar em mata-mata

O técnico Evaristo Piza, do ASA, ainda não desembarcou em Arapiraca, mas já trabalha no planejamento para a próxima temporada. Com um calendário recheado, o time deve iniciar 2023 com a disputa do pré-Nordestão.

Evaristo analisou que todas as competições que o ASA vai participar têm jogos eliminatórios e traçou o primeiro desafio da equipe em 2023.

- O primeiro objetivo é entrar na Copa do Nordeste, são dois mata-mata. Vai ser um ano que, para o ASA conseguir os objetivos, vai ter que saber jogar essas partidas. Para subir pra Série C, são três mata-mata. Para chegar na Copa do Nordeste, são dois, na Copa do Brasil é mata-mata. Então será um ano de muitos jogos neste caráter decisivo. Eu sei da força que o ASA tem, principalmente em Arapiraca... A mentalidade do grupo tem que ser forte nessas competições. O estadual começa com uma fase classificatória, mas depois tem o mata-mata. O principal plano do sucesso é deixar um grupo fortalecido mentalmente para esses jogos.

Sobre a formação do elenco, Evaristo foi categórico e disse que alinhar juventude e experiência será importante para o desenvolvimento do trabalho. Mas alertou que o grupo terá que entender a forma de atuação.

- Temos que ter também a mescla. Eu vou ter que trabalhar com uma espinha de jogadores experientes, que entendam o tipo de competição, com a juventude. Essa mescla é fundamental. Em casa, pela força e com a torcida junto, o time tem que ser propositivo o tempo todo, marcar alto e fazer valer o mando de campo. Então, tenho que ter jogadores que proporcionam isso e ao mesmo tempo ter um time que saiba se defender em momentos de jogos decisivos de mata-mata fora de casa... Tem que ser um elenco que você consiga introduzir característica de jogo propositivo, reativo, com uma marcação alta, jogo numa marcação baixa, mas com estratégia. Tem que equilibrar muito nesse momento.

O treinador disse ainda que o futebol nordestino tem uma característica que explora a velocidade. A ideia é contar com atletas que entendam esse modelo de jogo.

No ano que vem, o ASA vai disputar o pré-Nordestão, o estadual, a Copa do Brasil e a Série D. O elenco alvinegro deve iniciar a preparação para 2023 na primeira semana de dezembro.

Atualizado por www.programashowdebola.com.br  com globoesporte/al
foto JP Muquiné