Há precedentes: veja times que conseguiram recuperação almejada pelo Náutico na Série B - Programa Show de Bola

GOVERNO DE ALAGOAS

GOVERNO DE ALAGOAS

Há precedentes: veja times que conseguiram recuperação almejada pelo Náutico na Série B

 Quatro equipes conseguiram, em situação semelhante ou até pior do que a do Timbu atualmente, escapar da queda na competição desde 2006, quando foi estabelecido o sistema de pontos corridos

Náutico está em situação indiscutivelmente delicada na Série B. Sobretudo após a derrota para o Figueirense, um rival direto na luta contra a queda, no último domingo. Neste momento, o Timbu é o 18º colocado, com 24 pontos. Está a cinco pontos do Paraná, o primeiro fora do Z-4. A missão de escapar do rebaixamento é difícil - mas não impossível.

Em 14 edições desde 2006, quando foi adotado o sistema de pontos corridos na Série B, quatro times conseguiram o feito que o Náutico procura. São equipes que, na altura atual da competição, a 26ª rodada, estavam pelo menos cinco pontos de sair da zona do rebaixamento - como o Timbu hoje.

Figueirense de 2019


Rival neste ano, o Figueirense da temporada anterior pode ser um espelho para o Timbu. A esta altura da última Série B, o Furacão era o lanterna e tinha apenas 23 pontos (um a menos que o Timbu hoje). Estava a seis pontos do Vila Nova, primeiro fora do Z-4 - mas acabou a competição com 41 e conseguiu escapar como 16º. Todos os rebaixados tiveram 39 pontos.

O aproveitamento, nos últimos 12 jogos, foi de 50%.

Ceará de 2015


Em 2015, comandado por Lisca, o Ceará conseguiu se salvar de forma incrível da Série C. A esta altura da competição, o Vozão já estava em recuperação, mas ainda era o 17º e tinha 25 pontos. Estava a cinco de distância do Macaé, o 16º.

Liderados pelo "Doido", os cearenses fizeram 55% dos pontos que disputaram nas últimas 12 partidas, acabaram com 45 pontos e conseguiram escapar na 15ª posição. O primeiro rebaixado foi exatamente o Macaé, teve 43.

Bragantino de 2012


De todos os times que conseguiram se salvar, o Bragantino é o que tinha a pior situação à altura da 26ª rodada da Série B. Em 2012, o time do interior paulista era o 18º, com 21 pontos, e estava a sete do CRB, o primeiro fora do Z-4.

Nas últimas 12 rodadas, no entanto, o Massa Bruta teve campanha de campeão de Série B, fez 63% dos pontos que disputou e escapou da Série C: acabou na 14ª posição, com 44 pontos. O primeiro a cair foi o Paysandu, com 42.

Portuguesa de 2006


Assim como no Bragantino em 2006, coube a Vagner Benazzi a dura tarefa de livrar um time de um rebaixamento que parecia garantido. Em 2006, a Lusa só conseguiu se salvar na última rodada, com vitória sobre o Sport por 3 a 2 na Ilha do Retiro.

Na 26ª rodada, o time era lanterna e tinha 24 pontos. Estava a seis do Ituano, primeiro fora do Z-4. Acabou a competição com 45 e conseguiu escapar na 14ª posição. O primeiro rebaixado, o Paysandu, teve 44. Nas últimas 12 partidas, o desempenho da Portuguesa foi de 58% dos pontos disputados.

Atualizado por www.programashowdebola.com.br   com globoesporte/pe
foto Marlon Costa